sexta-feira, janeiro 25, 2008

Responsabilização, já!

No Público de hoje:
«Os vereadores da Câmara de Lisboa discutem hoje a possibilidade de virem a pedir uma indemnização ao seu colega e ex-presidente do município Carmona Rodrigues, no âmbito do processo Bragaparques/Feira Popular/Parque Mayer.»
A equipa de Carmona considera isto inaceitável, invocando a "solidariedade institucional e pessoal" que os autarcas do município devem ter entre si.

Esquecendo os entraves que a lei possa colocar a uma acção deste género, a verdade é que já é tempo de se começar a responsabilizar os "gestores" públicos (sejam autarcas, gestores de empresas, funcionários da administração pública, etc) pelos seus actos.
Claro que é preciso distinguir entre acções tomadas de boa fé e que deram maus resultados, e acções tomadas com a consciência que se estava a prejudicar o país.
Se Carmona sabia, ao negociar com a Bragaparques, que estava a fazer perder ao município lisboeta alguns milhões de euros, sem qualquer outra contrapartida, pois que pague do próprio bolso!
Quanto à mencionada "solidariedade institucional", tem de ter os seus limites, não podendo equivaler-se a um código de silêncio mafioso, onde o "espírito de grupo" se sobrepõe ao interesse público.

0 comentários:

Enviar um comentário