sexta-feira, novembro 17, 2006

Antibióticos, para que vos quero?

Pelo terceiro ano consecutivo, está a decorrer a campanha "Antibióticos: Use-os de Forma Adequada".

Portugal está numa situação preocupante, sendo o 4º de entre 25 países europeus no que respeita ao aumento continuado no consumo de antibióticos nos últimos anos.
É já do conhecimento comum que esta situação potencia o desenvolvimento de bactérias resistentes aos fármacos existentes actualmente, dificultando cada vez mais o combate a essas mesmas bactérias.

O que me preocupa é que não vejo que as diversas entidades portuguesas responsáveis pela saúde pública sejam um exemplo a seguir. Se for contar as vezes que, só este ano, o Centro de Saúde e o hospital da minha zona já me receitaram, e aos meus filhos, antibióticos para combater algo que apenas "aparenta ser uma infecção", não me chegam os dedos das duas mãos.

Talvez a Ordem dos Médicos e o Ministério da Saúde devessem começar por aí...

0 comentários:

Enviar um comentário