terça-feira, julho 24, 2007

Computadores para todos

Já se fala nisto há bastante tempo, parece que finalmente se torna realidade: Portátil de 100 dólares entra em fase de produção.

Tenho lido algums críticas negativas ao projecto, principalmente orientadas ao conceito "eles precisam comida, não computadores".
Não entendo a razão das críticas. Primeiro, imagino que não vão começar por distribuir estes portáteis nas regiões do planeta onde a sobrevivência é a primeira preocupação. Em contrapartida, há muitas outras regiões, especialmente em países em desenvolvimento, onde não há (muita) fome mas onde faltam oportunidades para as crianças acompanharem o ritmo do Mundo. Nestas zonas, estes portáteis poderão ser uma ferramenta importantíssima para o futuro das próximas gerações.

Por outro lado, se cada um contribuísse para melhorar o Mundo da maneira que melhor sabe, todos tínhamos a ganhar. Nicholas Negroponte, líder deste projecto, é bem conhecido pela sua grande visão tecnológica, tendo sido o fundador do MIT Media Lab e um dos criadores da revista Wired. Se decidiu aplicar essa capacidade em benefício dos mais necessitados, só temos que lhe dar os parabéns e apoiá-lo como pudermos!

0 comentários:

Enviar um comentário