sexta-feira, abril 07, 2006

Deuses na Terra (1)

Este post (ou série de posts, se me der para isso) não tem nada a ver com religião. Bom, talvez um pouco...
A verdade é que, enquanto a maioria se preocupa com os deuses celestes, há vários deuses aqui mesmo, na Terra.
Um deles chama-se Nelson Mandela.

Nelson Mandela lutou toda a sua vida contra um dos mais ignóbeis regimes que já existiu - o apartheid. Esta luta valeu-lhe 30 anos de prisão, tendo sido libertado apenas em 1990. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993 (juntamente com Frederik de Klerk), e foi eleito Presidente da África do Sul em 1994, cargo que exerceu até 1999.

Mandela sacrificou grande parte da sua vida pelos outros, e por aquilo em que acreditava. Quando o conseguiu, retirou-se de cena, deixando outros continuar a obra começada. Não pediu nada em troca. Não exigiu nada para si mesmo.

A auto-biografia de Mandela, Long Walk to Freedom ("Longo Caminho para a Liberdade"), é de leitura obrigatória. Lê-se como se de um livro de aventuras se tratasse. Mas a cada página lembramo-nos do homem por trás da escrita, e não podemos deixar de o admirar. Pelo que foi. Pelo que é. Por nos mostrar que vale a pena lutar pelos nossos ideais.

I have fought against white domination, and I have fought against black domination. I have cherished the ideal of a democratic and free society in which all persons live together in harmony and with equal opportunities. It is an ideal which I hope to live for and to achieve. But if needs be, it is an ideal for which I am prepared to die.

(Declaração inicial de Mandela no
Rivonia Trial,
um dos principais julgamentos a que foi sujeito. 1964)

0 comentários:

Enviar um comentário