sábado, abril 22, 2006

Dias de ócio

Tal como referi no post anterior, tirei esta semana umas curtas férias. Um pouco diferentes do habitual, diga-se, pois só tive tempo livre de 2ª a 6ª, das 9 às 5.

O que interessa é que aproveitei para gozar aqueles pequenos prazeres da vida para os quais tantas vezes falta tempo. Almoçar à beira mar. Sentar na praia a ler. Ver museus, espectáculos, sítios e paisagens.

Quero destacar dois sítios, espaços de cultura, onde nunca tinha ido e de que gostei.
Um é o Museu da Cidade, em Lisboa. Instalado no Palácio Pimenta, no Campo Grande, permite percorrer a história da cidade, desde os tempos mais remotos até aos nossos dias. Só quem me conhece sabe o prazer que tenho ao observar mapas e maquetas antigos, e tentar reconhecer locais e edifícios. O vale de Alcântara quando ainda tinha água, a Assembleia da República quando era um mosteiro beneditino, a Lisboa anterior ao terramoto.
A exposição é um pouco antiquada em termos de apresentação, mas vale a pena.


Num pavilhão anexo, reservado a exposições temporárias, encontra-se até 28 de Maio uma exposição de fotografia com obras de alguns dos melhores fotógrafos portugueses do pós-guerra. Tem fotos fabulosas de Augusto Cabrita, Eduardo Gageiro, Francisco Keil do Amaral, Gérard Castello-Lopes, entre outros.
A não perder!



O outro espaço a que me referia é a Casa da Cerca, em Almada. É um Centro de Arte Contemporânea onde, para além da arte exposta, se destaca o edifício, os jardins, e, acima de tudo, a fabulosa vista sobre Lisboa.

1 comentários:

Em 23 abril, 2006 19:52, Blogger GBorges disse...

Uma outra visita a não perder: A Quinta da Regaleira em Sintra. Um lugar que nos transporta para um universo que pensamos só ser possível existir no nosso imaginário. Um lugar místico onde os rituais iniciáticos desempenham um papel fundamental. Apesar de toda a fantasia envolvida, é impossível sair sem um sorriso na face.

p.s. A visita só vale mesmo a pena se acompanhada por um guia.

 

Enviar um comentário