quinta-feira, junho 08, 2006

Publicidade e Ética

Se há algo que me irrita, neste mundo onde tudo se vende e tudo se compra, são alguns métodos de publicitar e vender. Publicidade oculta em todo o lado, enganosa no que anuncia, disfarçada de inquéritos de opinião. Vendas por telefone a toda a hora, incluindo noites, fins de semana e feriados. A caixa do correio sempre cheia de lixo, um desperdício de papel que nem para limpar o rabo serve.

O caso que mais me surpreende (ou talvez não) é o da revista Proteste. É editada pela "DECO PROTESTE, Editores", detida pela DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) e pela Euroconsumers (Consumidores Europeus), que congrega várias associações europeias para a defesa do consumidor.
Dado o objectivo da revista, e tendo em conta quem a detém, era de esperar que desse o exemplo. Em vez disso, segue a mesma onda de todos os outros.
O mailing é constante, seja incluído em jornais seja directamente para as nossas casas. Oferecem "presentes" aos novos assinantes, mas ninguém sabe exactamente de que se trata. Oferecem agendas electrónicas que se parecem com computadores de bolso (PDA), mas que não passam de calculadoras com design. Oferecem máquinas fotográficas digitais das quais nem a resolução referem. Oferecem leitores de mp3 mas nem sequer dizem a capacidade dos ditos. Enfim, um monte de inutilidades que no papel parece terem valor, mas que na realidade não passam de cópias baratas e de má qualidade.
Com exemplos destes, alguém se admira da rebaldaria que reina nesta área?

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