terça-feira, junho 06, 2006

Reclamar vale a pena (1)

Diz-se que reclamar é um direito, eu aprendi que é um dever. Ao longo da minha vida tive vários exemplos de como isto é verdade, e de como vale a pena reclamar. Eis o último caso, ocorrido o mês passado:

O meu carro andava com dificuldades em pegar. Rodava a chave e tudo o que acontecia era acender-se uma luz amarela no painel. Rodava a chave para trás, voltava a rodar para a frente, e voltava a acender-se a luzinha amarela. Isto repetia-se até eu ter a sorte de a luz não acender, podendo então finalmente pôr o carro a trabalhar. Às vezes eram 30 segundos, outras 5 minutos. Cheguei a estar 15 minutos nesta brincadeira!
Levei o carro à oficina. Quando o fui buscar, a factura contabilizava 93 euros para o arranjo. E qual era o problema? Erro no software do computador de bordo, foi preciso um upgrade para uma versão mais recente.

Um leigo em questões informáticas poderia satisfazer-se com esta justificação, mas qualquer pessoa minimamente informada sabe que o software não se estraga, não se avaria e não se deteriora. Se havia um erro de software, esse erro já lá estava quando eu comprei o carro, e portanto é um defeito de fabrico. Nem que o carro tivesse 30 anos, continuava a ser um defeito de fabrico!
Na altura tive de pagar o "arranjo", para poder trazer o carro. Assim que cheguei a casa, lá vai e-mail para a oficina e para o importador, com a reclamação devida. Três dias depois, fui informado que a quantia paga me seria devolvida.

Resta saber se foi só para mim, eu se vão mesmo deixar de tentar enganar as pessoas com o truque do software...

0 comentários:

Enviar um comentário