domingo, junho 25, 2006

Uma história mal contada

Factos:

1) Em 2004, um oftalmologista do Hospital Sousa Martins, da Guarda, gastou 40.000 euros do seu próprio bolso para aquirir dois equipamentos cirúrgicos, que instalou no hospital, para serem usados pelo serviço de oftalmologia.

2) A Administração do hospital moveu-lhe um processo disciplinar, alegando “violação dos deveres de zelo e de lealdade” por ter colocado os equipamentos sem autorização prévia da Administração do hospital.

3) Em 2006, a Inspecção-Geral de Saúde (IGS) arquivou o processo, considerando que o médico agiu de forma altruísta e que os equipamentos beneficiaram os doentes. A inspecção repreendeu ainda os gestores do hospital pela comportamento, antes e depois da aquisição dos equipamentos.

Pelo meio, acusações mútuas entre o médico e a administração relativamente à necessidade das máquinas, à bondade da acção do médico, ao comportamento da administração, etc.
Sou só eu, ou mais alguém sente que esta história está muito mal contada?


Alguns links:

Oftalmologista empresta equipamento ao Hospital (Terras da Beira, 25/Novembro/2004)

Directora e médico não se entendem (Nova Guarda, 23/Fevereiro/2005)

Hospital Repreendido (Jornal de Notícias, 21/Junho/2006)

Médico processado e depois louvado por comprar aparelhos para o hospital da Guarda (Público, 23/Junho/2006) [só para assinantes]

0 comentários:

Enviar um comentário