segunda-feira, setembro 17, 2007

Portugal no seu melhor

Na TV (SIC), questionados sobre o receio quanto às recentes ocorrências de gripe das aves em criações de patos, alguns vendedores de aves, num mercado de rua, mostram o que é o Portugal profundo:

"Basta olhar para elas, vê-se logo que não têm gripe!"

"Eu tenho ouvisto falar, mas aqui ainda não vi nada."

"Eu nem acredito que isso exista!"

0 comentários:

Enviar um comentário

quinta-feira, setembro 13, 2007

Brisa no País das Maravilhas

E-mail enviado hoje à Brisa:


Exmos Srs,

Circulo diariamente pela A5, entre Cascais e Lisboa.
Tenho por hábito consultar as informações de trânsito antes de sair de casa, para evitar surpresas.
No entanto, começa a tornar-se um hábito verificar que as informações disponibilizadas pela Brisa não estão correctas, quando não são mesmo completamente falsas!

Dou como exemplo o dia de hoje, 13 de Setembro.
Pelas 9:30 consultei o site da Brisa na Internet, o qual indicava demora na zona das portagens de Carcavelos. No entanto, através das câmaras da própria Brisa, era possível ver que não havia qualquer tipo de problema nessa zona.
Já na A5, pelas 10:00, o painel informativo no Estoril alertava para trânsito lento no troço Carcavelos-Oeiras. Afinal, o trânsito nessa zona era tão escasso que era possível percorrê-lo a 200 km/h, se tal fosse necessário!
O painel informativo seguinte indicava, para não variar, trânsito lento entre o Estádio e Linda-a-Velha. Valerá a pena referir que fiz esse percurso a 120 km/h, sem qualquer problema?

Creio que o objectivo do serviço informativo, seja na Internet, por telefone ou nos painéis distribuídos pela rede da Brisa, é aumentar a segurança e ajudar os automobilistas a tomar as decisões mais correctas.
Se as informações são incorrectas, ou até erradas, o efeito será exactamente o oposto!

Agradeço, portanto, que tomem as providências necessárias à resolução deste problema.

Com os meus cumprimentos,
XXX

0 comentários:

Enviar um comentário

quarta-feira, setembro 12, 2007

Mal não faz...

Na tentativa desesperada para que o ano lectivo que agora começa corra bem, Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues recorrem até aos santinhos. E que tal voltar a pôr um crucifixo em cada sala de aula? Mal não há-de fazer...

(foto da 1ª página do jornal Público de hoje)

0 comentários:

Enviar um comentário

Tolerância zero?

A partir de hoje, em Lisboa, prevê-se "tolerância zero" aos carros estacionados nos passeios ou em 2ª fila.
Aplaudo a iniciativa, dado que o estacionamento abusivo é, sem dúvida uma das piores "pragas" da cidade. Mas espero bem que a dita "tolerância zero" seja relativa. É que há locais onde é impossível estacionar correctamente, e situações que devem ser perdoadas.
Muito especialmente, lembrem-se das motas, para as quais quase não há parques específicos em Lisboa, e que raramente incomodam quando estão "bem" estacionadas, mesmo que em cima de um passeio.

0 comentários:

Enviar um comentário

Venha a mota!

Há dias em que penso: "Só por hoje, já valeu a pena ter mota!".
Hoje foi um desses dias. Livrei-me de, pelo menos, 1 hora parado na A5, devido a dois acidentes.

Aproveito para agradecer à GNR-BT a tolerância demonstrada, ao deixar os motociclistas circular pela berma da auto-estrada quando o trânsito está parado. Se assim não fosse, que vantagem havia em andar de mota?

0 comentários:

Enviar um comentário

Ridículo vs Patético

No dia em que passavam 6 anos sobre o 11 de Setembro de 2001 - dia que, para o bem e para o mal, mudou realmente (parte d') o Mundo -, o telejornal da RTP abre com as novidades bombásticas do "Caso Maddie".
E que novidades são estas? É que a PGR emitiu um comunicado no qual, entre outras coisas "extraordinárias", anuncia o seguinte:

«Na sequência do relatório apresentado pela Polícia Judiciária, será proferido despacho no prazo de dez dias determinando a realização das diligências entendidas como necessárias, do recurso a mecanismos de cooperação internacional adequados e das medidas a tomar, designadamente no que respeita à situação dos arguidos;»

Leio e releio, e não encontro novidades. Será o facto da PGR ir produzir um despacho? Ou que esse despacho determine as "diligências entendidas como necessárias"? Ou que se admita o "recurso a mecanismos de cooperação internacional"? Ou que a "situação dos arguidos" possa ser revista? Ou será que o que surpreendeu os jornalistas foi o ponto e vírgula final?
Na escala do mau jornalismo, o que vem primeiro: o ridículo ou o patético?

0 comentários:

Enviar um comentário

terça-feira, setembro 11, 2007

Interesse público?

A RTP não transmite os jogos de Portugal no Campeonato do Mundo de Râguebi porque os direitos de transmissão pertencem à Sport TV.
Nestas condições, a RTP só teria direito a transmitir os jogos se estes fizessem parte da "lista dos acontecimentos que devem ser qualificados de interesse generalizado do público", tal como definida no Despacho n.º 23 976/2003.
Este despacho define 13 acontecimentos desportivos de interesse público: 1 refere-se aos Jogos Olímpicos; 2 referem-se conjuntamente a andebol, basquetebol, voleibol e hóquei em patins; e os restantes 10 referem-se a jogos de futebol.
Fica a pergunta: que critérios serviram para definir tal lista, deixando de fora modalidades como o râguebi, atletismo, ciclismo, natação, e tantas outras? Só interessam os jogos com bola redonda? É assim tão difícil vermo-nos livres dos 3 F's?

0 comentários:

Enviar um comentário

segunda-feira, setembro 10, 2007

McCann

Quis o acaso que eu passeasse pelo centro de Portimão ao mesmo tempo que a senhora McCann prestava declarações na PJ local. A populaça era mais que muita, jornalistas idem, de tal modo que preferi desviar por outra rua, para evitar a confusão.

Sobre este caso, e tendo mais que fazer do que divagar sobre o que terá acontecido ou deixado de acontecer, apenas uma nota: como pai, nunca me passaria pela cabeça deixar os meus filhos em local cujo acesso eu não controlasse, e de modo a não conseguir sequer ouvi-los.
Podem-me responder que agora é fácil dizê-lo, depois do que aconteceu. Pois enganam-se, é pura questão de bom senso!

0 comentários:

Enviar um comentário

Férias - 3

De cada vez que vou a Portimão, fico com a impressão que está cada vez pior. No centro, as ruas comerciais estão inundadas de edifícios degradados, lojas fechadas e entaipadas, outras com ar de já não durarem muito.
A zona ribeirinha está muito desaproveitada, especialmente o percurso entre a cidade e a marina.
A Praia da Rocha, apesar dos melhoramentos ao nível do trânsito, nunca mais se libertará do aspecto sub-urbano das torres enfiadas umas em cima das outras, tal como em tantos outros locais algarvios.
Enfim, muito há para fazer, mas pelos vistos está difícil pôr mãos à obra.

0 comentários:

Enviar um comentário

Férias - 2

Em Faro, mais concretamente no Jardim da Alameda João de Deus, descobri o "Parque Geriátrico da Alameda".
Nunca tinha visto tal coisa - um jardim público com equipamento que permite aos idosos fazer exercício adequado às suas limitações físicas.
Por exemplo, em frente aos típicos bancos de jardim podem-se encontrar mecanismos semelhantes às bicicletas, que permitem aos idosos pedalar enquanto conversam.
Um exemplo a seguir, sem dúvida!


0 comentários:

Enviar um comentário

Férias - 1

Não conhecia, fiquei fã - a Praia do Evaristo, perto de Albufeira.
Mar calmo, pouca gente, estacionamento fácil (em Setembro, pelo menos).
Não experimentei o restaurante, mas consta que é bom.

0 comentários:

Enviar um comentário